Fotografia Yacoub Doungous – Praça da Nação do Chade
CHADE Um destino raro na África!
Por Redação Le Afrique Brazil
Um lugar pouco explorado no turismo, porém com vários destinos de tirar o fôlego. Rico em belezas naturais e culturais o Chade ganha o seu lugar de destaque nesta matéria muito especial. Uma rota cheia de novas descobertas com vários significados que são a verdadeira essência do seu povo. O Chade também nos trouxe nesta edição especial de final de ano a beleza da mulher africana através da modelo Neloumta Sylvie Peltao que nos apresenta não só o seu país, como nos conta um pouco da sua vida neste lugar pouco explorado pelo turismo internacional. Na capital do país em N’Djamena você encontra hotéis de luxo, pousadas e albergues, que costumam indicar os melhores lugares para você aproveitar ao máximo o país. E os melhores lugares sempre começam pela culinária chadiana, que traz toda a sua riqueza ancestral traduzida na gastronomia internacional. Por ser um país pouco falado ou visto no Brasil, montar um roteiro turístico no Chade foi muito especial, para todos da equipe da Magazine que almejavam conhecer mais profundamente este lugar. Começamos olhando os principais lugares que fazem parte da rota turística do país, como; às reservas naturais, o Parque Nacional de Zakouma, a Reserva de Fauna de N’Djamena. Não podemos deixar de conhecer as cidades históricas, a cidade de Sarh, juntamente com as atrações culturais, o Palácio de N’Djamena e o Museu Nacional de Chade. Como todos sabem existem países no Continente africano que tem restrições para visitar ou circular livremente devido alguns problemas locais. E no Chade não poderia ser diferente. Querer cruzar alguns limites é muito perigoso principalmente nas áreas de fronteira com a Líbia e o Sudão. O Chade se revela um país incrivelmente raro, as belezas naturais e culturais são únicas dentro de uma identidade ancestral muito particular e singular. Agora eu te convido a visitar o Chade sobre o meu olhar. Vamos lá?
Fotografia Matarimi – Museu Nacional do Chade
Museu Nacional do Chade
Um lugar moderno e ao mesmo tempo antigo, ou seja, uma forma natural de viajar no tempo ancestral africano. O museu abriga quatro salões dedicados à pré-história, proto-história, etnografia, arte africana e arquivos nacionais. Com uma acervo riquíssimo que faz parte da história da humanidade. O lugar é de fato muito especial para quem busca por referências sobre a ancestralidade do povo de Chade.
Fotografia Rachel Claire – Parque Nacional de Zakouma
Parque Nacional Zakouma
Um dos lugares mais bonitos e ao mesmo tempo com um espírito selvagem. O Parque Nacional de Zakouma está localizado no sudeste do Chade, ele cobre uma área aproximadamente 3.000 quilômetros quadrados. No início eu disse; que achei o lugar lindo, tudo isso vem dos esforços de conservação mais bem-sucedidos da África Central. No parque podemos ver uma grande variedade de espécies de mamíferos e aves.
Fotografia Frans Van Heerden
Praça da Nação do Chade
A praça está bem centralizada, cercada de lugares importantes no país. Um espaço aberto ao público de grande expressão simbólica no Chade.
Fotografia Fatakaya – O festival Dary em N’ Djamena
O Festival Dary em N’ Djamena
Estar no Chade e também poder desfrutar de uma das manifestações culturais do país que envolve a cultura e a gastronomia local e as danças folclóricas. Algumas danças que foram apresentadas no festival se dividem entre o Yondo e o Saï que são danças folclóricas de muitas comunidades do sul. Elas se originam da prática da iniciação (prática no sul do Chade). O Yondo é executado apenas por iniciados porque, requer dialetos que um não iniciado não consegue entender. Em relação a gastronomia que é apresentada no festival o destaque está na culinária dos pratos do Logone Oriental.
Cidade N’ Djamena
A província de Logone Oriental prepararam e apresentaram os seus pratos preferidos, que são representam o símbolo gastronómico de Logone. Foi apresentado os pratos como o molho longo (Guehm). Um molho também conhecido como; TK que tem um lugar importante na comunidade e, é muito apreciado no sul do país. A sua preparação tem vários ingredientes: Como alguns dos produtos resultantes da colheita das quais as flores de hibisco, sementes de karité, berinjelas silvestres, que são as lianas que lhe conferem o seu carácter pegajoso. Por último, a carne fumada ou o peixe fumado. Todos esses elementos juntos, fazem parte da culinária ancestral. Já o molho longo é preparado, durante grandes cerimônias: dote, casamento, festa…
Cidade N’Djamena no Chade
Outro molho apresentado pela Logone Oriental é a azeda. Este prato é feito com folhas de azeda, pasta de amendoim e outros ingredientes como natrão, temperos, cebola, sal e óleo. Esse molho costuma ser acompanhado com arroz ou bolinho de milho, milho, penicilina. Este é um molho de referência para os Logonais.
Gaou Village and The Sao Civilization povo do Chade
Um berço cultural
Existe uma rica variedade cultural no Chade, uma raridade de grande valor que é um patrimônio cultural. Um país rico em pinturas rupestres de seus antigos habitantes. Que estão nas cavernas rochosas das montanhas Tibesti. Esses Sítios são preservados e estão localizados em Gonoa e Zouar. Dizem que as cabeças e figuras de terracota encontradas em Gaou próximo ao Lado do Chade que são relíquias da antiga civilização Sao. Com ar cosmopolitan a capital do país, N’ Djamena tem noites animadas em pequenos bares e discotecas. São locais super animados, moderno chamado pari-match que é uma festa privada. Já em relação as lembranças a cidade também tem os bazares que vendem produtos e artesanato que são produzidos localmente, também tem os tecidos típicos, tapetes e as jaquetas de pêlo de camelo, ornamentos de latão e cerâmica. A raridade de estar em Chade nos convida sempre, para explorar cada vez mais este país riquíssimo em artefatos pré-históricos e tradicionais do seu povo. Não existe melhor lugar para encontrar vestígios de uma civilização antiga além daquilo que sabemos da origem humana. Não hesite em conhecer o Chade e boa viagem!
#tchad #chade #chadenews #ndjamenanews #ndjamena #travelinafrique #travel #viagemnochade #viagemnaafricana #turismonaafrica #turistandonaafrica #magazineleafriquestylebrazil #africanews #afrikanews #afriquenews #african #africanos #mulherchadiana #povosafricanos #ancestralidadeafricana